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Plano de retomada CEI Pinóquio

Os plano de retomada com as crianças passaram por amplas ponderações pelas equipes escolares e estão agora para serem discutidos pelos Conselhos das Escolas. 
Publicizamos à comunidade escolar o plano do CEI Pinóquio: 


PLANO DE RETOMADA ATIVIDADES PRESENCIAIS - 2021

UNIDADE EDUCACIONAL: CEI PINÓQUIO

Em relação às angústias geradas quando pensamos no retorno, enquanto gestoras e educadoras de educação infantil, não podemos nos furtar de reforçar as dificuldades e até impedimentos do retorno antes de ter uma vacina ou controle da pandemia, tanto pela descaracterização do que acreditamos ser a Educação Infantil com as normas de protocolos sanitários, quanto pela impossibilidade de fazer com que as crianças do Agrupamento III se mantenham de máscaras, evitem contatos com objetos e pessoas e mantenham seus corpos minimamente  distanciados a 1,5m de outros o que restringe, compromete e por vezes impede o fazer educativo com as crianças. Sabemos que temos orientações a seguir e seguiremos, no entanto, não podemos deixar de registrar nossas inquietações.

Algumas considerações e propostas de ação a partir das definições do Caderno 6:

DÚVIDAS

CONSIDERAÇÕES

AÇÕES


Protocolos de higiene e limpeza dos espaços e locais onde se colocam as mãos:

Necessidade de treinamento específico, permanente e centralizado, para fazer as limpezas e desinfecções de cada espaço e objeto, de forma imediata ao uso de espaços e móveis e ao final de cada período.

É importante frisar que a utilização do chão como espaço educativo é importante e observamos que as crianças exploram todo o ambiente no chão, se arrastando, rolando, deitando, tocando e até mesmo colocando a boca em móveis e materiais.


A escola disponibilizará o material de higiene e limpeza enviado pela SME ou adquirido com verba do Conta Escola e contribuirá com a busca de respostas para as dúvidas da equipe de limpeza.

A formação do DEVISA e materiais impressos serão sempre disponibilizados para consulta da equipe de limpeza.


Protocolos de higiene e cuidados na produção e oferta dos alimentos:

DÚVIDAS

CONSIDERAÇÕES

AÇÕES

Necessidade de treinamento específico, permanente e centralizado, para o preparo dos alimentos, servimentos,  limpezas e desinfecções de forma adequada.

As crianças poderão escolher quais alimentos querem que sejam servidos no seu prato?

Teríamos um grande retrocesso pedagógico em relação à não possibilidade do autosservimento pelas crianças e das atividades de culinária comumente realizadas com elas.

A escola disponibilizará o material de higiene e limpeza enviado ou adquirido com verba do Conta Escola e contribuirá com a busca de respostas para as dúvidas da equipe de cozinha.

A formação do DEVISA e materiais impressos serão sempre disponibilizados para consulta da equipe da cozinha.

As professoras conversarão sobre o cardápio com a turma antes da ida ao refeitório, apresentando os alimentos que serão servidos com cartões ilustrativos e através de  vídeo-chamadas com as cozinheiras.

Fotografarão os alimentos para utilizar no diálogo com as crianças.


EPIs:

Necessidade de máscaras, óculos/face shields, avental, máscara e touca em número suficiente para os funcionários de empresas terceirizadas (limpeza e cozinha)

Entendemos que os EPIs dos servidores públicos deveriam ser licitados pela Secretaria Municipal de Educação para garantir preço e qualidade dos materiais.

Aqueles que não forem oferecidos pela SME estão sendo adquiridos pela unidade com verba do Conta Escola. 

Cada servidor receberá um kit de EPIs, adquirido com verba pública, pelo qual será responsável pelo cuidado, manutenção e higienização, devendo tê-los presentes no ambiente de trabalho. Cada servidor também receberá uma caixa plástica para armazenar seus EPIs, sendo esta também de sua responsabilidade diária.


Aferição de temperatura:

Qual servidor deveria ser deslocado para cumprir essa função? Existe a possibilidade do zelador realizar o aferimento? Ele receberia treinamento para tanto?


Mesmo com insegurança a este procedimento, a equipe gestora utilizou a verba do Conta Escola para a compra dos termômetros infravermelhos. 



Sala de isolamento:


Quando houver adulto ou criança que apresente sintomas,  unidade possuem espaço escasso, não temos sala de isolamento que não seja usada pela equipe.

A gestão da escola sente-se insegura em destinar funcionário para função sanitária, podendo isso ultrapassar as funções do cargo e gerar situações complicadas no futuro. Assim, essa orientação deveria vir oficialmente de instâncias superiores.


Funcionário para acompanhar isolamento:

Haverá designação de funcionário que se exponha ao risco de acompanhar casos suspeitos?

Não há funcionário disponível para acompanhar o isolamento.

A gestão da escola sente-se insegura em destinar funcionário para função sanitária, podendo isso ultrapassar as funções do cargo e gerar situações complicadas no futuro. Assim, essa orientação deveria vir oficialmente de instâncias superiores.


Cuidados e higienização de materiais e brinquedos:

No tocante a passar álcool 70% nos materiais após uso de cada criança e a lavagem dos materiais utilizados no período, temos a dúvida se seria função compatível com as atribuições das professoras? Se não for da competência das professoras, de quem será? Como conciliar a presença de mais adultos na sala, caso seja esta a solução?

Seria praticamente insano para cada educador higienizar, no exato momento do uso, cada brinquedo e cada material usado a cada criança que tocá-lo. A dinâmica das crianças e dos coletivos, mesmo que menores, é efêmera e intensa, provocando que muitos acontecimentos se desenrolem ao mesmo tempo, impossibilitando que o educador consiga se manter atento a muitas situações ao mesmo tempo.

Professoras AGIII -  assim que chegarem, colocarão seus EPIs, condicionarão seus pertences pessoais em local próprio, selecionarão os brinquedos e materiais para usar no período, separando os utilizados para higienização e organizarão os brinquedos usados no outro período. Tentarão, na medida do possível, organizar materiais e brinquedos individualizados para a criança usar no dia, montando kits na quantidade das crianças que frequentarão a cada semana.

Realizarão reiteradas orientações às crianças e às famílias.


Distanciamento de 1,5m:


Durante o período em que estarão na escola, as crianças de 0 a 6 anos movimentam-se e interagem diretamente o tempo todo, desta forma, é praticamente impossível evitar que crianças toquem umas nas outras, toquem nos educadores, nos espaços, no chão e nos objetos em volta. Reforçamos que os espaços e tempos da Ed. Infantil, preconizados pelas Diretrizes e os Cadernos Curriculares Municipais, não são fundamentados em práticas que diminuam os movimentos, as brincadeiras e o caráter exploratório das crianças.

Propomos no quadro que segue este Plano, uma quantidade de crianças que poderia contribuir com um certo distanciamento quando for cabível permanecerem sentadas.

As professoras realizarão reiteradas orientações às crianças e às famílias.


Uso de materiais de fácil higienização:


O material com maior facilidade de higienização seria o plástico, o que vai contra todos os nossos estudos e esforços para promover a diversidade de materiais para exploração das crianças, como madeira, tecidos, água, areia, terra e demais elementos da natureza. As Diretrizes e os Cadernos Curriculares Municipais ressaltam a relevância da efemeridade e diversidade de espaços, tempos, materiais e recursos.

Guardaremos todos os materiais que não sejam de plástico e orientaremos as crianças a não tocarem nos elementos do espaço.

As professoras realizarão reiteradas orientações às crianças e às famílias.


Distanciamento e agendamento de atendimento ao público/ evitar que pessoas de fora adentrem a escola/ priorizar atendimento por canais digitais:


No eventual retorno presencial, as famílias buscam muito mais o atendimento da secretaria e as conversas com a professora da turma, assim como demandam conversas e reuniões específicas. 

A equipe gestora já vem adotando esta prática no atendimento da secretaria à comunidade, quando possível, as dúvidas são esclarecidas pelo whatsapp business, blog e e-mail, contatos disponibilizados para a comunidade no portão das escolas, assim como pelo próprio whatsapp das professoras. 

Vamos propor que as reuniões sejam realizadas virtualmente pelo meet do google, uma vez que foram frutíferas no ano de 2020 e informaremos às famílias que os atendimentos na escola ocorrerão  apenas com agendamento para garantir o distanciamento e minimizar possibilidades de aglomeração de pessoas.


Uso do refeitório e dos espaços de uso comum: 



Cada turma deverá obedecer rigorosamente o horário de ocupação de cada espaço, revezando o uso com intervalo para higiene do local.


Atividades ao ar livre: 


O início do ano, geralmente, é marcado por sol forte e por muitas chuvas, o que obrigaria as turmas a se manterem dentro das salas. As turmas realizam atividades coletivas e de integração previamente planejadas, essas últimas serão excluídas dos planejamentos, prejudicando ainda mais nossas metas e ações de cunho pedagógico e de socialização.

Como já é prática da escola, as turmas sempre darão preferência para o uso das áreas externas quando o clima permitir.


Acervos


Minimizaremos o uso de materiais coletivos, apesar do prejuízo para nossas metas e ações de cunho pedagógico e de socialização.

Os espaços que contém os acervos de livros, fantasias e documentação pedagógica poderão ser utilizados por um educador de cada vez, separando os materiais que irá utilizar com a turma e devolvendo num espaço específico.  O material utilizado deverá ser higienizado com álcool 70% e papel toalha descartável ou ser lavado adequadamente. O material usado não deverá retornar ao acervo nos próximos 7 dias. Realizaremos junto à equipe docente o agendamento de  uso dos espaços de forma a melhor organizar a rotina escolar.


Empréstimos


Haverá prejuízo para nossas metas e ações de cunho pedagógico e de estreitamento de vínculo com as famílias ao não realizar empréstimos e intercâmbios com as famílias.

Não realizaremos empréstimos de livros e outros materiais (ex. mascote) no período em que ainda houver riscos de contaminação, assim como não será possível intercâmbio de artefatos entre casa e escola. No entanto, as famílias irão à unidade retirar materiais e recursos destinados às propostas pedagógicas de mitigação das distâncias.


Higiene pessoal:



É obrigatório que cada profissional cuide da sua higiene pessoal, use os EPIs necessários e se atente ao máximo aos cuidados de higiene para e com as crianças, para tanto a equipe gestora mantém disponível e de fácil acesso recipientes com sabonetes líquidos, papel toalha e dispositivos com álcool em gel 70%, assim como as torneiras são várias e de altura acessível das crianças e adultos. A equipe gestora está em processo de cotação para  aquisição de totens de álcool em gel para a entrada das escolas e locais estratégicos, colocação de tapete sanitizante em cada sala e na entrada da escola, aquisição de mais lixeiras com tampa e pedal, outros termômetros infravermelhos e produção de arte para as placas de comunicação visual.


Uso de máscara pelas crianças: 

Quantas máscaras a SME enviará para cada criança?

Além de não ser possível o uso de máscaras por menores de 2 anos, as crianças de até 6 anos (público que atendemos), podem ter alguma dificuldade em não utilizá-las de forma eficaz, podendo perdê-las, tocá-las, pegar as dos colegas dentre outras situações muito recorrentes como tantos outros objetos que utilizam no cotidiano.

No entanto, entregaremos as máscaras enviadas pela SME para cada criança, orientando constantemente sobre a necessidade do uso correto da mesma. Teremos algumas máscaras excedentes adquiridas pela escola, caso alguma criança venha sem, perca ou não traga reserva.

As famílias também serão orientadas frequentemente sobre a importância do uso das máscaras.


Água:

A SME enviará um squeeze para cada criança?

Ressaltamos a dificuldade de fazer a higiene adequada de cada recipiente a cada uso por cada criança. Outra dificuldade é não termos espaço para acondicionar as canecas sem tocar uma na outra.

As escolas dispõem de bebedouros com torneiras e as crianças deverão usar suas canecas próprias. Teremos algumas canecas/copos de reserva para as crianças que esquecerem.

Caso a SME envie o squeeze para cada criança, a criança irá trazer e levar todos os dias. Orientaremos as famílias para a higienizar o squeeze diariamente, colocando nome, não esquecendo de enviá-lo todos os dias.


Não usar ventilador:


As salas de aula são extremamente quentes, mesmo com portas e janelas abertas, tornando o ambiente insalubre principalmente nos dias de chuva.

O uso possível será realizado: o ventilador será travado e direcionado para a saída de ar, janela ou porta.


Respeito aos procedimentos por cada sujeito:


Não há como controlar e garantir que cada sujeito obedecerá seriamente cada regra e a correta forma de agir e higienizar a si, os espaços e os materiais. A equipe gestora irá sugerir ao grupo de profissionais a constituição de uma equipe para contribuir com os estudos e verificação do respeito às normas sanitárias, o que ainda assim não garante que todas as pessoas obedeçam as regras e/ou adoeçam, conforme o que é possível observar na vida social.  

A equipe gestora disponibilizará aos profissionais e à comunidade o plano de retomada e os protocolos a serem seguidos. Na primeira quinzena de fevereiro de 2021, a equipe gestora solicitará a impressão dos cadernos dos protocolos sanitários para disponibilizar para a equipe da escola (além do formato virtual que já possuem acesso) e também para a comunidade. Durante o mês de fevereiro a equipe será envolvida na discussão, revisão do Plano e procedimentos de forma coletiva afim de aprimorar as ações planejadas.

As formações do DEVISA serão objeto de estudo nas horas destinadas à formação dos profissionais em fevereiro.


Diálogos intersetoriais:


Os diálogos intersetoriais não garantem o cumprimento das medidas  necessárias para o efetivo protocolo de isolamento em relação aos contatos com casos suspeitos e confirmados de COVID, vide situações análogas vividas no início de 2020 com os casos de "síndrome pé-mão-boca”.

Manteremos o contato com os órgãos de saúde, DEVISA e demais secretarias necessárias, principalmente com o Centro de saúde do Pq. Santa Bárbara.

Para seguir o protocolo de afastamento, os sujeitos necessitam de atestado médico/sanitário e não apenas de orientação da equipe gestora.

Observações gerais da equipe gestora: 

Nas condições existentes, a proposta da escola é a de dividir o número de alunos das salas pela quantidade em até 30% em esquema de rodízio, em grupos semanais. 

Reforça-se a impossibilidade de atender 50% e manter o distanciamento necessário devido ao refeitório ser menor que as salas.


Proposta de distribuição das crianças/turmas por dias atendendo diariamente até 30% 

  • Considerando distanciamento necessário

  • Rodízio de grupos a cada semana  




AG

Turno





Semana

Grupo 1



Semana

Grupo 2




Semana

Grupo 3



Semana

Grupo 4

AG 3 A

MANHÃ

Máximo

9 sujeitos

Máximo

9 sujeitos

Máximo

9 sujeitos

Máximo

9 sujeitos

AG 3 B

MANHÃ

Máximo

9 sujeitos

Máximo

9 sujeitos

Máximo

9 sujeitos

Máximo

9 sujeitos

AG 3 C

TARDE


Máximo

9 sujeitos

Máximo

9 sujeitos

Máximo

9 sujeitos

Máximo

9 sujeitos

AG 3 D

TARDE


Máximo

9 sujeitos

Máximo

9 sujeitos

Máximo

9 sujeitos

Máximo

9 sujeitos



Este plano será sempre ajustado considerando a adesão das famílias, as condições materiais e de pessoal para atendimento, adequando as ações no decorrer do retorno das aulas presenciais.

Para outras informações, o secretário da educação, o professor José Tadeu Jorge, divulgou na sua página do Facebook, na sexta feira, 12/02, o plano de retomada pensado por todas as escolas municipais de Campinas. Para acesso ao plano das demais escolas, basta clicar no link: https://educa.campinas.sp.gov.br/covid19/planos-retomada



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